O que é Autismo

O que é Autismo

O que é Autismo?

O que é Autismo?

O autismo também conhecido como TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno no desenvolvimento. Segundo o DSMV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) o autismo é caracterizado por afetar duas importantes áreas:

1) Comunicação Social/Interação

2) Comportamentos e Interesses restritos e repetitivos.

Características do Autismo:

Comunicação: Não olhar nos olhos, não responder ao chamado do próprio nome, pouca ou nenhuma comunicação verbal; não pedir ajuda para obter algum objeto ou brinquedo, ficar em isolamento, preferir a interação com objetos do que outra pessoa, dificuldade em se relacionar socialmente de forma adequada. Quando se aproxima pode ser de forma "robotizada" não tem muito sucesso nas conversas; tem dificuldade em interagir; falta habilidades para se expressar oralmente, pode ter dificuldade em articular fonemas, falta de interesse por outras crianças; Dificuldade em se adaptar em situações sociais, como por exemplo dividir brinquedos, mudar a brincadeira, ou brincar de forma imaginária.

Comportamento: Movimentos repetitivos com o próprio corpo ou com objetos. Pular, girar, balançar as mãos, rodar rodinhas de carrinho ao invés de brincar da forma esperada; repetições na fala, seja narrando filmes e desenhos, ou com uma linguagem própria, mas sem função de se comunicar ou interagir; Fixação em temas e assuntos restritos. Ex: só fala de matemática, ou de um desenho específico, ou sobre carros, números e letras. Não se interessa em outros assuntos. Quer sempre o mesmo jogo, o mesmo filme ou o mesmo restaurante; Pode se incomodar com sons, cheiros, luzes, texturas. Ou também pode adorar sons específicos e sentir texturas diferentes; Forte apego a objetos, podem ficar um enorme tempo observando um mesmo brinquedo.

Qual profissional buscar?

Médico Neurologista e/ou Psiquiatra no caso de adultos, ou Neuropediatra e/ou Psiquiatra Infantil para crianças. Hoje as pesquisas mostram que 1 em cada 59 pessoas pode ser diagnosticada dentro do espectro autista, os primeiros sinais geralmente aparecem antes dos 03 anos de idade e é essencial buscar ajuda profissional para receber um diagnostico correto e iniciar os tratamentos devidos.

× Converse pelo WhatsApp Available from 10:00 to 17:00